top of page
  • Foto do escritorReinaldo Silvestre

Úlcera Varicosa. O que é, principais causas e tratamento.

Úlcera Varicosa, também conhecida como Úlcera Venosa é uma ferida que se localiza normalmente perto do tornozelo, sendo muito difícil de curar devido à má circulação do sangue.

Este tipo de úlcera pode demorar de semanas a anos para cicatrizar e em casos mais graves, sem tratamento adequado, pode nunca sarar e ainda levar ao surgimento de uma infecção grave.


No entanto, há uma forma de evitar. O tratamento deve ser sempre realizado por um profissional de saúde e consiste na limpeza da ferida, aplicação de um curativo e de compressão no local e/ou complementado por uma terapia complementar, como é o caso da LASERTERAPIA e OZONIOTERAPIA.


Principais causas

A úlcera varicosa é mais frequente nos idosos porque o retorno venoso não se dá corretamente, levando ao acúmulo de sangue venoso nas pernas, que possui menos oxigênio e que, por isso, não permite a cicatrização correta de feridas.

Além disso, o excesso de líquidos na perna também aumenta a pressão sobre a pele, tornando-a mais sensível e menos resistente.

No entanto, existem outros fatores que aumentam o risco de desenvolver uma úlcera como:

  • Existência de feridas nas pernas, ou histórico de feridas no passado;

  • Presença de varizes nas pernas;

  • Uso de cigarro em excesso;

  • Obesidade;

  • Presença de outros problemas circulatórios;

  • Osteoartrite.

Além disso, caso se tenha feito uma cirurgia na perna recentemente, ou caso se esteja acamado, deve-se vigiar com frequência, porque existem maiores chances de formação de uma úlcera, que, normalmente ocorre perto de regiões ósseas como o tornozelo ou no joelho, por exemplo.


Quais os sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns que surgem juntamente com a úlcera varicosa são coceira, inchaço, queimação e dor na região da úlcera, tom de pele alterado em torno da ferida, pele seca ou com erupção cutânea, e liberação de um líquido pela ferida com mau cheiro.

Além disso, caso ocorra infecção da ferida, a dor pode piorar, podendo também manifestar-se sintomas como febre e liberação de pus pela ferida.

Como é feito o tratamento

As úlceras varicosas têm cura e o tratamento consiste (nos casos menos graves) na limpeza da ferida, na qual é removido o líquido liberado e o tecido morto, e em seguida pode ser aplicada uma cobertura adequada (curativo), acompanhada ou não de outras medicações. Quando combinado a estas técnicas, a terapias complementares (laserterapia e ozonioterapia), o processo de cicatrização e alívio das dores é muito acelerado.

Além disso, deve-se colocar uma gaze de compressão ou uma meia de compressão, cuja pressão vai melhorar a circulação sanguínea no local, acelerando também a cicatrização. A primeira vez que é aplicada pode ser muito doloroso, sendo por isso aconselhado tomar um analgésico e caso a úlcera esteja infectada, é necessário tomar antibióticos para curar a infecção.

Em casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia para melhorar a circulação nas pernas que pode ajudar a úlcera a curar e prevenir problemas semelhantes mais tarde.

Durante o tratamento, também é importante colocar as pernas acima do nível do coração por meia hora, 3 a 4 vezes ao dia.

Mas atenção: é de suma importância que o diagnóstico da úlcera varicosa seja feito corretamente por profissional habilitado (enfermeira) e o tratamento deve estar em linha com o médico.

Caso contrário, estas recomendações de tratamento irão agravar a ferida e trazer outros comprometimentos.


Como prevenir

Existem formas de prevenir a formação de úlceras varicosas como deixar de fumar, perder peso, controlar a pressão alta e diabetes, reduzir o sal na dieta, praticar exercício físico com regularidade, usar meias de compressão e manter as pernas elevadas sempre que possível.


Caso esteja enfrentando o problema ou tenha um caso próximo, contate agora mesmo a TrataDerma e solicite uma AVALIAÇÃO GRATUITA. Somos especialistas no tratamento de feridas complexas e nosso time de enfermeiras é extremamente capacitado.


Por: Reinaldo Silvestre

EQUIPE TrataDerma



Referência

https://www.tuasaude.com/ulcera-varicosa/

749 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


AVALIACAO GRATIS
bottom of page