top of page
  • Foto do escritorReinaldo Silvestre

Tratamento de lombalgia com LASER

A terapia a laser, apesar de pouco conhecida, representa um tratamento não-invasivo, aplicado nos locais de dor.

A laserterapia é um tratamento indolor feito com a aplicação de raios laser sobre a região dolorosa. Durante a aplicação, o feixe de laser é mantido perto da pele, porém sem encostar nela, enquanto a sonda faz a varredura das distribuições nervosas e padrões de dor.


Além de melhorar o fluxo sanguíneo na área problemática, o laser fornece a energia da luz, que penetra profundamente nos tecidos, induzindo profundas alterações fisiológicas ao nível da célula capazes de levar a um processo de regeneração.

Estudos confirmam a eficácia do tratamento após descobrir que as células danificadas têm uma resposta mais forte à luz de laser do que as células saudáveis.

A terapia com laser é indicada para lesões musculoesqueléticas e lesões neurais periféricas. Alguns locais comumente tratados com laser incluem não só a região da coluna lombar, mas outras partes da coluna vertebral, como a região cervical, ombro, cotovelo, punho, mão, joelho, tornozelo, calcanhar e pé. Doenças como as artrites degenerativas, derrame articular, lesões ligamentares e tendíneas, lesões musculares e traumáticas agudas podem responder bem ao tratamento com as aplicações de laser.


Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o que o paciente sente durante uma sessão de tratamento a laser. Por ser definitivamente sem dor, a aplicação é muitas vezes percebida como uma sensação de calor agradável sobre a área afetada. As tecnologias disponíveis hoje – ou seja, a configuração técnica adequada do laser utilizado – evitam qualquer tipo de queimadura na pele.

Os resultados de tratamentos à base de laser de baixa intensidade têm sido destacados em estudos pela diminuição no tempo de recuperação e redução importante dos sintomas, incluindo melhora importante da dor, reparo de lesões e recuperação de movimentos.

O laser tem demonstrado um efeito cumulativo, sendo aconselhável uma continuidade no tratamento de acordo com a proposta terapêutica. O número de sessões de laser recomendadas depende da lesão e da realização de outros tratamentos associados. Pode ser usado para acelerar a recuperação e, potencialmente, para reforçar os benefícios de outros tratamentos, como a aplicação de ácido hialurônico ou plasma rico em plaquetas.


A terapia com laser é um tratamento promissor, de eficácia comprovada como tratamento complementar das lombalgias.


Por: Reinaldo Silvestre

EQUIPE TrataDerma



Referências

Jornal da Manhã, Dr. José Fábio Lana

https://jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SAUDE,57004


Chow, R. T.; Johnson I. M. Lopes-Martins R. et al. Efficacy of low-level laser therapy in the management of neck pain: a systematic review and meta-analysis of randomised placebo or active-treatment controlled trials The Lancet, 2009; 374 (975): 1897-1908.


Bäuerle D., Pedarnig J. D., Vrejoiu I., et al. Laser processing and chemistry: applications in nanopatterning, material synthesis and biotechnology. Romanian Reports in Physics, 2005; 57 (4): 935–52.





514 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
AVALIACAO GRATIS

Santos - São Paulo

trataderma@gmail.com

trataderma

[13] 98151 9913

Whatsapp

fale conosco

  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • TikTok

Copyright © 2024 | Trataderma - Tratamento de Comorbidades Crônicas e Sistêmicas Ltda | CNPJ 43.132.115/0001-42 

CONSULTÓRIO: Rua São Paulo, 41, cj1906, VIla Belmiro, Santos/SP

desenvolvido por MULTIPLA DIGITAL

bottom of page