top of page
  • Foto do escritorReinaldo Silvestre

Tratamento de COVID 19 com laser de baixa potência (LLLT)

COVID-19 é uma doença contagiosa e suas taxas de mortalidade variam de 1% a 5% principalmente devido à síndrome de desconforto respiratório agudo (SDRA) e à tempestade de citocinas.

Pacientes que contraem COVID-19 podem se recuperar em casa, porém, uma proporção significativa necessitam ser hospitalizados, por vezes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destes, muitos dos pacientes que são colocados em ventilação mecânica sucumbem à doença, apesar das melhores práticas de tratamento.


Frequentemente, os pacientes são mantidos em ventilação mecânica por mais tempo do que o esperado e isso pode contribuir para a lesão pulmonar induzida pelo ventilador ao mesmo tempo em que esgota os recursos de convalescença do

paciente.


A modulação dos fatores inflamatórios é um estímulo à cura necessário para ajudar os pacientes a sair da ventilação mecânica.


O Laser de Baixa Potência (LLLT) é uma modalidade segura e não invasiva que tem sido usada por décadas no tratamento da dor, cicatrização de feridas e condições de saúde, incluindo doenças do trato respiratório.

A LLLT foi combinada com sucesso com o atendimento médico padrão para

otimizar a resposta aos tratamentos, reduzir a inflamação, promover a cura e acelerar os tempos de recuperação.


Evidências científicas mostram que a LLLT atenua as citocinas e quimiocinas

inflamatórias na tempestade de citocinas em vários níveis. Além disso, a LLLT promove a apoptose de células inflamatórias e protege as células alveolares de danos.


Esses achados sugerem que a LLLT é uma modalidade viável no tratamento da Síndrome de Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) . A LLLT pode ser adicionada ao tratamento convencional em COVID-19 em diferentes estágios da doença.


Devido ao seu efeito anti-inflamatório e a capacidade de encurtar os tempos de recuperação, a LLLT pode reduzir a necessidade de ventilação mecânica

no processo de cicatrização.


fonte: S Mokmeli MD, M Vetrici. Terapia a laser de baixa potência como uma modalidade para atenuar a tempestade de citocinas em vários níveis, melhorar a recuperação e reduzir o uso de ventiladores no COVID-19. Can J Respir Ther 2020; 56: 25–31. doi: 10.29390 / cjrt-2020-015.


Artigo original: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7428000/




Por: Reinaldo Silvestre

EQUIPE TrataDerma


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


AVALIACAO GRATIS
bottom of page