top of page
  • Foto do escritorReinaldo Silvestre

Novo método de tratamento de úlceras vasculogênicas acelera a recuperação

Conheça agora as inovações no método de tratamento de cicatrização com laser de baixa potência.

Entre as úlceras de perna, as vasculogênicas (de origem venosa, arterial ou mista) são as mais prevalentes, caracterizando-se por um processo crônico, doloroso, recorrente, com impacto negativo na qualidade de vida, na mobilidade, no estado emocional e na capacidade funcional das pessoas acometidas, exigindo atendimento multidisciplinar, com intervenções de natureza local e sistêmica.


As intervenções da enfermagem precisam considerar as características de morbidade, tais como o tipo de circulação alterada, o tamanho e a localização da lesão, a existência de lesões anteriores, o estado de cicatrização da lesão e a existência de comorbidades que interferem na circulação e na cicatrização.


A laserterapia é utilizada para tratamento de diversas patologias, e um de seus principais objetivos é normalizar o processo de reparação tecidual.


Assim, devido às úlceras serem patologias crônicas, muitas vezes progressivas, que debilitam seus portadores sob aspectos físicos e psicológicos, o tratamento em questão visa a acelerar a cicatrização da área lesionada.

O uso do laser de baixa potência proporciona a aceleração dos mecanismos fisiológico de reparação tecidual, uma vez que promove o aumento da circulação periférica, acelerando a formação do tecido de granulação pela proliferação de fibroblastos e gerando uma neovascularização, consequentemente promovendo aumento do aporte de elementos nutricionais ao tecido, tornando a cicatrização extremamente favorável.


No tratamento de feridas, o Enfermeiro atua na avaliação, escolha e determinação da conduta, como fator fundamental para eficácia do tratamento, pois a escolha inadequada acarretará complicações e o retardo do processo cicatricial (MALAGUTTI; KAKIHARA, 2011).


O enfermeiro capacitado e especializado nos procedimentos com laserterapia pode utilizá-lo para cuidados de cicatrização, relaxamento muscular, diminuição de edemas e alívio da dor (COFEN, 2011; COREN, 2014).

Portanto, cuidar de uma ferida complexa, que costuma ser o caso da úlceras vasculogênicas é de competência do enfermeiro habilitado e experiente e a laserterapia, como vimos, é uma técnica inovadora que acelera a cicatrização destas lesões.


Cuidar de uma lesão deste porte somente com pomadas e antibióticos não resolve o problema. Não deixa que o quadro se agrave.


Se precisar de ajuda, conte conosco!


Por: Reinaldo Silvestre

EQUIPE TrataDerma


Referências

- Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo

- Revista da Escola de Enfermagem da USP

- Scielo Brasil

- Universidade do Vale do Paraíba (V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação).








25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


AVALIACAO GRATIS
bottom of page