top of page
  • Foto do escritorReinaldo Silvestre

ESCARA (lesão por pressão): tudo que você precisa saber a respeito.

Atualizado: 18 de abr. de 2021

As Lesões por Pressão, popularmente conhecidas como 'escaras' são feridas que surgem na pele de pessoas que passam por longos períodos na mesma posição, normalmente pacientes acamados ou cadeirantes.


Este tipo de lesão acontece já que a circulação sanguínea decorrente da pressão constante no mesmo ponto (geralmente proeminências ósseas) diminui consideravelmente naquele local.


Esta é uma situação bem complicada e desagradável, pois, este tipo de lesão se não detectada a tempo (fase inicial) e se não houver um tratamento adequado, pode-se levar um tempo bem prolongado para que a pele se regenere e ocorra a cicatrização.

Quem acaba tendo que lidar de frente com esta nova condição (ou antiga, infelizmente, em muitas famílias) é o próprio familiar denominado cuidador.


O cuidador é uma pessoa extremamente importante já que de fato é ele quem cuida e se dedica em tempo integral vivenciando a cada nova situação, sofrendo e resistindo a todos os contratempos a que um acamado enfrenta.


As lesões por pressão são um exemplo deste tipo de situação, pois em sua maioria apresentam piora rapidamente, muitas vezes manifestando um processo infeccioso local. Para o paciente há o incômodo e a dor. Para os familiares e cuidador há o desgaste e transtornos decorrentes de todo novo cuidado necessário. Sem falar no odor forte e desagradável que a lesão apresenta, o que causa constrangimento perante as visitas realizadas por parentes na residência.

*imagem 01


Para evitar este problema o mais importante é a prevenção.

*imagem 02


Garanta ao acamado a mudança de posição na cama a cada 2 horas no máximo, alternando o posicionamento dos membros (braços e pernas), tronco e cabeça. Durante este processo, não arraste o indivíduo na cama, e sim levante-o. Esta prática deverá ocorrer por todo período diurno e noturno, este reposicionamento deverá ser programado e não poderá ultrapassar o prazo. O lençol da cama deverá permanecer totalmente esticado, sem dobras ou costuras em contato com a pele.

*imagem 03


Outros fatores importantes para a prevenção são: a hidratação da pele, o estado nutricional do organismo, troca frequente de fraldas e avaliação diária das regiões mais suscetíveis às lesões.


Estas orientações são válidas também para os cadeirantes, pois assim como os acamados, possui limitação de movimentos e probabilidade grande em desenvolver a lesão. A posição na cadeira deverá ser alterada a cada 15 minutos.


Todo empenho para que a lesão não ocorra é válido, pois como citado anteriormente, a cicatrização da pele pode acontecer de forma muito prolongada e as dificuldades no cuidado, infelizmente, caminham juntos.

O tratamento para este tipo de lesão inclui alguns princípios fundamentais:

  • A pressão deve ser aliviada para evitar maiores danos.

  • A doença de base deve ser tratada, se possível.

  • A nutrição é fundamental para a cicatrização das lesões.

  • O cuidado da lesão deve ser otimizado de acordo com sua fase (estágio) e característica.

A terapia tópica é um dos componentes essenciais para o tratamento. Atualmente temos inúmeras coberturas no mercado que se distinguem pelas suas modernas composições, o que reduz significativamente o tempo de cicatrização e consequentemente todos os problemas que esta situação causa.


Além disso, podemos contar com um método eficiente e por que não dizer revolucionário? Pois bem, além das coberturas citadas acima, temos também como tratamento o Laser. Exatamente!


A incorporação do laser como instrumento terapêutico tem sido acompanhada na área biomédica desde meados dos anos 60. A cada dia, a Laserterapia tem se demonstrado altamente eficaz no tratamento das lesões e em conjunto com as coberturas modernas, ou utilizado de forma isolada, se torna uma técnica altamente imbatível para a agilidade e qualidade de tratamento que o seu familiar merece!

Por: Enfa. Rubea Torrente

COREN SP 276670


REFERÊNCIAS

  • * Imagens > APAE Belo Horizonte - MG

  • EBSERH - Hospitais Universitários Federais

  • Protocolo e Tratamento de Lesão por Pressão (2018)

  • Serviço de Educação da Divisão de Enfermagem, em parceria com o Núcleo de Protocolos Assistenciais Multiprofissionais e Núcleo de Segurança do Paciente.

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


AVALIACAO GRATIS
bottom of page