top of page
  • Foto do escritorReinaldo Silvestre

Cuide você mesmo do seu estoma!

Aqui você encontrará as informações necessárias para que você mesmo cuide do seu estoma. Isto vai lhe garantir uma reabilitação mais eficiente e segura.

Por isso, não se assuste! Com calma e paciência, após um período de adaptação, você vai estabelecer por si mesmo um estilo de vida próprio, que lhe permitirá realizar todas as suas atividades normalmente.


O que é ostomia/estomia?


Ostomia/estomia é uma abertura cirúrgica realizada para construção de um novo trajeto para saída de fezes e/ou urina, localizado no abdômen.


Chamamos de COLOSTOMIA ou ILEOSTOMIA (depende da localidade) quando é colocado um estoma para saída das fezes.


Dependendo do lugar onde é feita, a frequência de evacuações e a consistência das fezes ficam diferentes (podem ser mais endurecidas ou mais líquidas).


Chamamos de UROSTOMIA quando é colocado um estoma para saída de urina.


Você precisará de um dispositivo coletor chamado bolsa de colostomia para coletar fezes e de uma bolsa de urostomia para coletar urina, pois não terá mais o controle dessas funções.


Em breve você poderá fazer as mesmas coisas que fazia antes: viajar, passear, caminhar ao ar livre, fazer compras, praticar alguns esportes etc.


Na verdade você mesmo saberá, com o tempo, o que será melhor para o estilo de vida que quiser ter.


Como trocar a bolsa


Dispositivos para urostomias deverão ser esvaziados quando estiverem com pelo menos 1/3 de seu espaço preenchido. É necessário esvaziar constantemente para que ele não pese muito e descole da pele.


Dispositivos para colostomias podem ser esvaziados sempre que necessário, geralmente uma ou duas vezes por dia.

Dê preferência para troca no período da manhã, onde o intestino está menos funcionante. Dessa forma, a probabilidade de você ser surpreendido com novos episódios de saída das fezes é menor.


Instruções para a troca


Retire delicadamente a bolsa para não traumatizar a pele. Use gaze ou algodão embebido em água morna, ou faça isso durante o banho, pois facilita a retirada da bolsa.


Jogue a bolsa usada no lixo. Limpe delicadamente a pele ao redor do estoma com sabão neutro e água morna. Seque bem ao redor do estoma.


Recorte a bolsa no tamanho do estoma. Se for necessário, use o mensurador para estomas. Certifique-se de que o tamanho do seu estoma está correto.


O orifício de abertura da sua bolsa deve ser igual ou no máximo 3 milímetros maior que o seu estoma.

Retire o papel que protege a resina. Coloque a bolsa de baixo para cima. Verifique se a bolsa está bem adaptada à pele. Certifique-se de que não há pregas ou bolhas de ar, pois estes facilitam o vazamento e acabam descolando com mais facilidade.


Retire o ar de dentro da bolsa. Feche com o ‘clamp’. Após o procedimento, lave a mão com água e sabão.


O que devo saber sobre a alimentação?


A pessoa ostomizada não necessita de dieta especial, apenas deve observar como seu organismo reage aos alimentos e adaptar a dieta conforme necessário.


Os efeitos dos alimentos no organismo podem ser diferentes de uma pessoa para outra.


Para você, que tem um estoma, é importante esclarecer que com o tempo você poderá se alimentar quase da mesma forma que fazia antes.


Alguns alimentos produzem gases demais, como os ovos, feijão, bebidas gasosas etc.


Outros amolecem demais as fezes, como as verduras e frutas cruas, lentilha, ervilhas, bagaços de laranja etc.


Há também alimentos que provocam prisão de ventre, como batata, inhame, maçã cozida, banana prata, arroz branco etc.


Atenção aos alimentos que produzem cheiros fortes, como a cebola, alho cru, ovos cozidos, repolho, frutos do mar etc.


Outros, ao contrário, neutralizam odores fortes, como cenoura, chuchu, espinafre, maisena, iogurte natural, coalhada integral sem soro, chá concentrado de salsinha ou salsão, chá de casca de maçã, de hortelã e de casca e folha de goiaba.


Ao experimentar um alimento novo, tente um alimento de cada vez, em pequena quantidade. Observe como seu organismo vai reagir. Se não tolerar bem, espere uns dias e faça uma nova tentativa. Se não apresentar reação, você pode consumi-lo aumentando a frequência e a quantidade gradativamente.


Saiba que pular refeições e ficar muito tempo sem comer não impede a produção de gases, sendo necessário comer regularmente para melhorar o funcionamento da colostomia.


Posso praticar esportes?


As restrições ao esporte não são muitas, porém esportes de contato devem ser evitados pelo risco de agressão à estomia.


Além disso, o levantamento de peso pode provocar a ocorrência de hérnias.


Durante a prática esportiva é recomendável a utilização de um cinto ou cinta para manter a bolsa mais segura.


A natação pode ser praticada, pois os equipamentos coletores são impermeáveis à água. Antes de nadar deve-se esvaziar a bolsa coletora.


Atividade sexual prejudica?


Uma vez que ocorreu a cicatrização da cirurgia você poderá retornar à atividade sexual.


É natural que logo após a cirurgia o desejo sexual diminua, portanto deve ser discutido com seu parceiro(a) o momento ideal para ambos.


As mulheres podem utilizar um espartilho, e os homens podem utilizar faixa abdominal para deixar a bolsa menos aparente e mais segura durante o ato sexual.

Lembre-se de esvaziar a bolsa coletora antes da atividade sexual.


Dicas para facilitar o dia a dia


  • Para seu conforto e segurança, quando for sair de casa, leve junto uma bolsa de ostomia reserva (já recortada) e todo material para troca e limpeza, caso necessário.

  • Se melhor lhe convir, poderá deixar a bolsa recortada antes das trocas.

  • Evite trocas desnecessárias do equipamento coletor, procurando atender a sua vida útil dele no seu caso.

  • Você pode utilizar lenços umedecidos para limpar a extremidade da bolsa.

  • Durante a higienização ou depois da troca da bolsa, poderá ocorrer um pequeno sangramento, ISSO É NORMAL. Não se preocupe!

  • Após a troca da bolsa, procure permanecer em repouso de 15 a 20 minutos, evitando se abaixar ou sentar, para ajudar que a bolsa tenha melhor aderência e evitar que o coletor descole.

  • Fique atento aos vazamentos, ou seja, as infiltrações de líquidos pelas laterais da base adesiva. Isso coloca a pele da região em contato com as fezes ou com a urina e pode produzir coceira, irritação e até lesões na pele.

  • Proteja a bolsa utilizando um filme plástico com fitas adesivas ao redor na hora de tomar banho quando não for realizar a troca, para que assim ocorra a durabilidade da bolsa e também seja mantida a integridade da pele ao redor do estoma.

  • Se perceber alterações na pele ao redor do estoma, sentir coçar ou notar vermelhidão, busque atendimento especializado, pois pode tratar-se de uma reação alérgica e tornar-se um ferimento.

  • Guarde suas bolsas de reserva em lugar arejado, limpo, seco e fora do alcance da luz solar.

  • Você poderá usar praticamente as mesmas roupas que usava antes. Os dispositivos usados atualmente são quase imperceptíveis sob as roupas.

  • Tome cuidado com os insetos, em especial as moscas. Não permita que nenhum inseto pouse no estoma ou ao redor dele.

As pessoas com estomia devem usar o período de adaptação, para reorganizarem sua rotina de vida diária, para isso fique atento, esclareça suas dúvidas, isso fará com que você conquiste a segurança que necessita e volte a ter uma vida normal.


Para os casos em que a pele acabe lesionada, incorrendo em feridas, procure ajuda.

Somos especialistas no tratamento estomas e nosso time de enfermeiras é extremamente capacitado.


Por: Enfermeira Rubea Torrente

EQUIPE TrataDerma


Referências







279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


AVALIACAO GRATIS
bottom of page